| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Passeriformes |
| Subordem: | Tyranni |
| Infraordem: | Tyrannides |
| Wetmore & Miller, 1926 | |
| Parvordem: | Tyrannida |
| Família: | Tyrannidae |
| Vigors, 1825 | |
| Subfamília: | Fluvicolinae |
| Swainson, 1832 | |
| Espécie: | C. cooperi |
O piui-boreal é uma ave passeriforme da família Tyrannidae. Visitante sazonal oriunda do hemisfério norte, realiza longas rotas migratórias e possui ampla distribuição geográfica. Se reproduz nas florestas boreais do Canadá e montanhosas do Alasca, migrando para a América Central e México em direção a América do Sul. Durante o inverno norte-americano, essa espécie mantém seu território de invernada na América Central e do Sul.
Seu nome significa: do (grego) kontos = curto; e pous = pé; e de cooperi = homenagem ao zoólogo americano, William Cooper (1798–1864). ⇒ (Ave) de Cooper com pé curto.
Mede de 22 a 25 centímetros. Em campo, evidencia uma notória marca branca nos flancos, característica pouco evidente nas demais espécies congenéricas.
Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).
(Clements checklist, 2014).
Se alimenta de insetos voadores, dos quais captura durante o voou. Para realizar essa estratégia de forrageamento, a espécie C. cooperi, pousa solitária e ereta em galhos expostos no topo de árvores altas, de borda de florestas e/ou campos semiabertos.
Hábitos reprodutivos…
Viaja durante o dia ou à noite, chocando-se frequentemente contra janelas iluminadas. Podem aparecer em áreas semi-abertas, cidades e bordas de florestas montanas.
Visitante da América do Norte, migra para a América do Sul no verão, chegando até a Argentina. No Brasil é visitante sazonal entre outubro a abril, ocorrendo na Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado.
Consulta bibliográfica sobre subespécies: